Vamos começar este artigo esclarecendo para vocês a diferença entre WhatsApp Marketing e WhatsApp atendimento; dois lados de uma mesma moeda.
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WhatsApp Atendimento ao cliente é um processo mais focado na experiência de compra e do relacionamento entre o vendedor e o cliente, rumo à fidelização, enquanto o WhatsApp Marketing trata-se de um conjunto de estratégias para captar mais Leads (Topo do Funil), vender mais e fidelizar clientes utilizando o aplicativo Whatsapp e ferramentas adicionais para abranger o maior número de pessoas.
Sabemos que uma das principais dificuldades para quem utiliza apenas a estratégia do WhatsApp no seu dia a dia é a falta de prática com o atendimento na plataforma, gerando inclusive muitas vezes o banimento da conta.
Entre os erros mais recorrentes estão no WhatsApp Atendimento ao Cliente estão:
- Deixar o cliente no vácuo
- Repetir as mesmas perguntas
- Não concluir o atendimento
- Erros de portugues
- Falta de script de vendas
- Não realizar pós-vendas
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Erros recorrentes no WhatsApp Marketing:
- Enviar “muitas mensagens” para pessoas que não têm o seu número na agenda.
- Levar “muitos usuários” a bloquear seu número em um “curto intervalo” de tempo,
- Criar “muitos grupos” que incluam usuários que não têm o número do perfil criado na sua lista de contatos, A maneira mais correta é convidar os usuários através de um link para o grupo.
- O envio da mesma mensagem para “muitas pessoas”. Neste caso use o limite de 256 mensagens como estipulado para as listas de transmissão.
- Outros comportamentos considerados suspeitos e dignos de suspensão do App:- Fake news, Transmissão de vírus, identidade falsa entre outras.
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O QUE É WHATSAPP MARKETING?
É um conjunto de estratégias para captar mais Leads (Topo do Funil), vender mais e fidelizar clientes utilizando o aplicativo Whatsapp e ferramentas adicionais para abranger o maior número de pessoas
É importante ressaltar a interdependência destas duas estratégias, pois que não importa o que você vá fazer na sua estratégia de marketing do WhatsApp, é preciso priorizar agilidade no atendimento, para que a experiência se repita e com ela as vendas.
É por isso que é muito importante ter alguém, atendente bot ou gerente única e exclusivamente dedicados ao WhatsApp da sua loja para retornar aos seus contatos o mais rápido possível.
Quanto mais tempo demorar para responder aos seus contatos, maior a chance de seus clientes procurarem concorrentes mais habilitados para lhe oferecer solução naquele momento de disponibilidade
Este canal de atendimento e marketing que agregará bastante valor para a sua marca se conseguir ter um boa performance no quesito tempo de resposta.
O mesmo vale para outros canais que a sua empresa utiliza, como as redes sociais. Não é somente disparar campanhas e sim gerar relacionamento a partir das interações constantes entre sua equipe de vendas, atendimento e seus clientes.
Se não houver atendentes treinados, há grandes chances das suas mensagens de sua campanha e os leads ficarem perdidos no meio do funil de vendas do WhatsApp.
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