Icommerce- IMERSÃO E EXPERIÊNCIAS DE COMPRA ONLINE DAS GERACÕES ALPHA E Z

Imersão no Futuro do Comércio Eletrônico: Experiências de Compra Online Transformadoras do Icommerce

Por Erika Lang, Especialista em Vendas e Head das Américas na Journee

Neste artigo vamos falar do “iCommerce” – uma abordagem comercial voltada para as gerações Alpha e Z, conhecida por proporcionar espaços virtuais ricos e experiências palpáveis, muito além da tradicional experiência de compra online em 2D.

Você já parou para imaginar o que aconteceria se uníssemos a eficiência impulsionada pelas vendas da Amazon com a criatividade genial da Gucci? Como seriam as informações de produtos se fossem apresentadas como histórias envolventes, em vez de meros requisitos legais? E se pudéssemos compartilhá-las com a mesma facilidade de um feed do Instagram, mas com a beleza de uma obra do Guggenheim?

Estas são algumas das questões que impulsionam a revolução do comércio eletrônico, um universo onde tecnologia, experiência do usuário, vendas e design se unem para criar experiências online memoráveis e com significado.

A tecnologia do iCommerce, que inclui realidade virtual e vídeos em 360°, já está transformando a maneira como os consumidores interagem com as marcas. Desde desfiles de moda que permitem aos consumidores visualizar coleções em uma passarela virtual 3D até fabricantes de automóveis que oferecem test drives e configurações virtuais, esses novos ambientes oferecem às marcas oportunidades emocionantes para inovar e se conectar com os consumidores de maneira envolvente.

Acessibilidade e Inovação

O iCommerce é uma abordagem inclusiva, acessível a todos, independentemente da plataforma utilizada. Ele se adapta facilmente a desktops, dispositivos móveis, laptops e às redes sociais, integrando-se perfeitamente às jornadas existentes dos consumidores. Não é necessário redesenhar completamente a presença online de uma marca.

Agora, os compradores podem navegar e fazer compras em seus ambientes digitais cotidianos, sem precisar sair, por exemplo, de uma plataforma de jogos. Vamos pegar o exemplo da “Airphoria Island” da Nike no Fortnite. Lá, os consumidores podem aprender, caçar, brincar e comprar itens digitais da Nike, sem sair do jogo e ir para uma loja online separada. Isso é ideal do ponto de vista da experiência do usuário e coloca essa nova forma de compras nas mãos tanto dos consumidores quanto das marcas. A marca tem controle sobre seus próprios canais e o consumidor decide o quanto deseja se envolver.

Personalização e Exclusividade

As experiências imersivas de propriedade da marca não apenas permitem o controle de dados de primeira parte, mas também possibilitam a personalização genuína da experiência do consumidor. Os consumidores podem escolher o que desejam compartilhar sobre si mesmos, seja informação pessoalmente identificável (PII) ou suas preferências de produtos.

Quanto mais uma marca sabe sobre um consumidor, mais personalizada e atenciosa a experiência pode ser. As marcas podem criar um senso de urgência para a compra, agrupando consumidores com base em dados e direcionando-os com lançamentos de produtos exclusivos. Um exemplo disso é a Tiffany, que direcionou qualquer pessoa que possuísse um NFT CryptoPunks e vendeu seus próprios tokens que poderiam ser trocados por pingentes personalizados. A marca arrecadou 250 milhões de dólares graças aos dados e à personalização.

O Físico e o Digital se Fundem (Phygital)

Nada se compara à experiência de uma boutique física, e o iCommerce se esforça para recriar essa sensação. Ao criar uma experiência de compra imersiva em 3D, as marcas trazem toda a experiência de varejo à vida, transcendendo a simples visualização de imagens em 2D e interações transacionais.

As marcas são mais do que meras imagens; elas são emoções. Ao replicar e amplificar a experiência física, o comércio imersivo oferece aos consumidores a oportunidade de sentir essa emoção e criar experiências de boutique no mundo digital. O iCommerce amplia a mensagem da marca e complementa os esforços do comércio varejista físico, tornando o “phygital” a única abordagem verdadeiramente valiosa para estabelecer um relacionamento sem costuras com o consumidor.

Amor pela Marca e Fidelidade

É natural que uma experiência iCommerce crie uma conexão mais profunda com o consumidor, personalizando experiências de compra exclusivas. Por meio desses momentos imersivos, as marcas podem contar sua história de uma maneira que vai além do 2D.

Ao incorporar elementos de jogos, diversão e recompensas, você está proporcionando uma descoberta e alegria para o cliente. Isso se traduz em uma afinidade mais profunda com a marca, que estabelece as bases para uma maior fidelidade.

Um exemplo disso é o mundo virtual da Lacoste, onde quem possuía um token UNDW3 na Ethereum ganhava acesso a um mundo secreto dentro de sua loja virtual, onde itens exclusivos eram vendidos com NFTs gratuitos. Essas experiências personalizadas adicionam valor e incentivam os consumidores a retornar repetidamente.

A Geração Z Dita as Regras = Mudança no Comportamento do Consumidor

À medida que a tecnologia evolui, as expectativas dos consumidores também evoluem. Um relatório da McKinsey de 2023 constatou que “os consumidores estão cada vez mais em busca de experiências de marca imersivas e exigem a capacidade de interagir com produtos e marcas antes de fazer uma compra”. Essa é a realidade diária para os consumidores imersivos da Geração Z, que já passam cerca de 5 horas por dia em experiências imersivas.

Ao investir no iCommerce, as marcas estão se relacionando de forma mais envolvente e colaborativa. Isso impulsiona o engajamento mais profundo do cliente, resultando em maiores conversões, novas fontes de receita e um ROI aprimorado em relação a esse novo conjunto de comportamentos da Geração Z.

Há muito mais para explorar no iCommerce, e a agilidade é a chave. Em última análise, quanto mais envolvente for a experiência, mais tempo os consumidores passarão com você

Brás
Francis Breit

Lojas de Moda Fitness Atacado- 70 marcas tops para se ganhar dinheiro.

Moda Fitness é um dos Nichos mais promissores para se ganhar dinheiro revendendo Moda em 2021 no Brasil e no Mundo. Por conta da alta demanda Lojas de Moda Fitness atacado são sucesso tanto no Instagram como Brás e no Bom Retiro. Este nicho do mercado de mercado de Moda vem conquistando novos recordes com

Leia Mais »
Uncategorized
Francis Breit

Onde Encontrar Roupas Fitness no Atacado no Brás?

Onde Encontrar Roupas Fitness no Atacado no Brás? LISTA GRATUITA Se você é um revendedor ou proprietário de uma loja de roupas fitness, sabe o quão importante é encontrar fornecedores confiáveis e com preços competitivos. No Brás, em São Paulo, você encontrará uma ampla variedade de opções de roupas fitness no atacado para atender às

Leia Mais »
Uncategorized
Players

WhatsApp MARKETING, Atendimento ao Cliente, disparos em massa- O que Muda

Vamos começar este artigo esclarecendo para vocês a diferença entre WhatsApp Marketing e WhatsApp atendimento; dois lados de uma mesma moeda. WhatsApp Atendimento ao cliente é um processo mais focado na experiência de compra e do relacionamento entre o vendedor e o cliente, rumo à fidelização, enquanto o WhatsApp Marketing trata-se de um conjunto de

Leia Mais »
Uncategorized
Francis Breit

As Melhores LOJAS de Vestidos de Festa no Bom Retiro

O Brasil é um país vibrante, conhecido não apenas por sua rica cultura, mas também por sua moda exuberante. No cenário da moda festa, o Bom Retiro, em São Paulo, emerge como um dos principais protagonistas, entrelaçando-se em uma rivalidade encantada com outros polos de moda pelo país. Esta rivalidade não apenas destaca a competitividade

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe Gratuitamente o E-Book de WhatsApp para Lojista e Revendedores 

 

 

Carrinho de compras
Rolar para cima